terça-feira, 31 de maio de 2011

Quadrinhos















































Google mostra IDH em gráficos on-line

Receba o boletim
 
 

  Acompanhe as notícias
  do PNUD pelo twitter
Primeira Página ›› Pobreza e Desigualdade ›› Reportagens    
Reportagens
São Paulo, 27/05/2011Google mostra IDH em gráficos on-line
Ferramenta permite criar imagens com Índice de Desenvimento Humano e cruzá-lo com outros indicadores do PNUD e da ONU
Google Public Data
Acesse os dados
Public Data Explorer
Leia mais
PNUD lança versão do RDH para tablets

Site traz biblioteca sobre desenvolvimento

Brasil sobe quatro posições no novo IDH; avanço é o mais expressivo de 2009 a 2010
da PrimaPagina
Os indicadores compilados pelo RDH (Relatório do Desenvolvimento Humano) do PNUD foram disponibilizados neste mês pelo Google na ferramenta Public Data Explorer, que permite traçar gráficos e mapas. Os dados são do relatório de 2010 e serão atualizados anualmente.

Entre as informações liberadas estão séries históricas do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), desde 1980, e o Índice de Pobreza Multidimencional, que leva em consideração fatores como educação, saúde e condições do domicílio para medir a pobreza.

A ferramenta pode ser usada para verificar mudanças nos indicadores ao longo dos anos e comparar dados de diferentes países. É possível, por exemplo, acompanhar a evolução do IDH dos países em um gráfico em que os pontos mudam de posição de acordo com a linha do tempo.



Para criar as imagens basta selecionar o indicador e o tipo de recurso a ser gerado ((gráficos de linhas, barras, bolhas e mapas). Um quadro do lado esquerdo, com o nomes dos países, permite que o usuário destaque as nações sobre as quais tem interesse. Há ferramentas para compartilhar as imagens por meio de links ou incorporá-las em sites.



A colaboração entre o Google e o PNUD pretende dar maior visibilidade à abordagem do desenvolvimento humano, ou seja, do desenvolvimento centrado nas pessoas. O objetivo é semelhante ao que norteou a criação do IDH, em 1990: que indicadores como expectativa de vida ou escolaridade recebam tanta atenção como dados sobre o crescimento da renda.

“Tornar essa informação mais acessível através do Google dá aos internautas de qualquer lugar do mundo uma nova maneira convincente de ver tendências e padrões no desenvolvimento humano hoje e ao longo do tempo”, disse a diretora do RDH do PNUD, Jeni Klungman. “Isso dá vida gráfica para o IDH”.

As informações do relatório também podem ser cruzadas com outros bancos de dados abrigados no Public Data Explorer, serviço lançado pelo Google em 2009. Entre os números disponíveis estão índices econômicos, de demografia, educação, violência, saúde e meio ambiente. Muitos foram fornecidos por outras agências da ONU, como UNESCO e UN DESA (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais), além de Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.



É possível acessar o Public Data Explorer diretamente no site do RDH , onde o usuário também tem acesso aos dados tabelados, que podem ser baixados para o computador. Basta clicar na opção “Índice Faça Você Mesmo” (Do-it-yourself Index) e escolher as opções de busca dos indicadores.
 
Leia mais Reportagens

Voltar
Objetivos de Desenvolvimento
do Milênio
Maioria dos países falha em acelerar nos ODM
Ministério da Educação/Divulgação
Estudo aponta que apenas em 5 indicadores há mais nações que intensificaram do que estacionaram ou reduziram a evolução nos Objetivos do Milênio. 
Projetos
Conheça os projetos do PNUD na área de
Calendário de eventos

«Maio 2011»
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
 Todos os Eventos



Copyright, PNUD, 2011 | Terms of Use | Privacy Notice | Atualizado por PrimaPagina | Webmaster