sábado, 7 de janeiro de 2012

Biblioteca do Ministério da Agricultura reúne mais de 400 mil obras

Acervo é um dos maiores da América Latina e reúne principais publicações sobre a produção agrícola nacional

  • Rodrigo Saccone | Brasília (DF)
Atualizada às 21h10
A biblioteca do Ministério da Agricultura está entre as maiores da América Latina e conta com mais de 400 mil exemplares. Criada em 1909, o acervo reúne as principais publicações sobre a produção agrícola nacional. Segundo a coordenadora-geral da entidade, Neuza Arantes Silva, a estrutura moderna, com estantes automáticas e salas com umidade e ventilação controladas, garante a conservação dos livros.
– Essa biblioteca possui uma das maiores coleções na área de agricultura especializada em um único país. É uma das cinco depositárias das publicações da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no país. Tem os principais documentos na área de agricultura e pecuária que foram editados desde o tempo do Império. São revistas, livros e todos os relatórios do ministério desde sua criação – relata.
Um exemplo de material disponível é a revista a Lavoura, a mais antiga sobre o agronegócio do país, editada desde 1897. Todos os exemplares constam no acervo para consulta. É possível ainda encontrar raridades, como o primeiro relatório do Ministério da Agricultura, que tratava, entre outras coisas, da relação dos homens negros livres na época do Império.
– Na época, o ministério cuidava das estradas, da parte de educação, da área de pesquisa. Foi nessa época que foram criados os principais institutos de pesquisa, que eram chamados institutos imperiais – explica Neuza.
Curiosidades como relatórios e decretos de Machado de Assis como primeiro oficial do órgão, em 1879, também podem ser apreciadas no acervo. A biblioteca fica na sede do Ministério da Agricultura em Brasília. As consultas também podem ser feitas pela internet e pelo telefone  0800 704 1995.
CANAL RURAL



Página Inicial >
Biblioteca > Acesso às informações

Acesso às informações

O acesso ao banco de dados e imagens reunido na Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri) pela Internet deve ser feito por uma das opções da base de dados conforme a necessidade de busca. O maior acervo está na Agrobase que contém a descrição bibliográfica da literatura agrícola nacional, com links para algumas publicações científicas e em extensão rural. São mais de 250 mil referências datadas desde 1870.
As demais bases de dados dão acesso a imagens, periódicos, documentos internacionais, normas jurídicas, tecnologia rural e assuntos do cooperativismo. Há acesso também para bases de dados de vídeos e do Thesagro, além de ferramenta para cruzamento de consultas entre as bases.
Acesso a outras bases de dados:
Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (Embrapa) 
http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/
Portal  de Periódicos Capes 
http://www.periodicos.capes.gov.br/
Base  Agris/Fao
http://agris.fao.org

2010O Catálogo de Publicações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reúne a produção do ministério (vídeos e publicações) em meio digital. A íntegra de cada publicação deste catálogo está disponível no sítio eletrônico do Mapa, em formato digital ou em formato impresso e encadernado na Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri).
Catálogo de Publicações 2010
 

2009O Catálogo de Publicações do Mapa tem por objetivo reunir as edições do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que, por meio deste instrumento, a localização de conteúdos específicos seja assertiva e facilitada. A íntegra de cada publicação deste catálogo está disponível no sítio eletrônico do Mapa, em formato digital ou em formato impresso e encadernado na Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri).
Catálogo de Publicações 2009
 
Fale com o Ministério 0800 704 1995
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828

Nenhum comentário:

Postar um comentário