domingo, 3 de junho de 2012

PIB baiano registra expansão de 4,8% no primeiro trimestre de 2012


 Publicado em 02/06/2012 na seção noticias :: Versões alternativas: Texto PDF http://www.agrosoft.org.br/agropag/221835.htm



A economia baiana encerrou o primeiro trimestre de 2012 com expansão real de 4,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao igual período do ano anterior. Esse índice é reflexo dos bons resultados acurados em todos os grandes setores da economia, em especial o setor da Indústria (4,7%), seguido por Serviços (4,1%), e Agropecuário (2,6%). Os cálculos foram realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
Na comparação sazonal com o trimestre imediatamente anterior, o PIB baiano apresentou aumentou 1,7%, enquanto o 4º trimestre de 2011 expandiu 0,8%. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, ressalta que os números foram significativos principalmente na comparação com a média nacional, que no ajuste sazonal não ultrapassou 0,2%, por exemplo: "O resultado aponta perspectiva de deslocamento da economia baiana, bem como dos principais pólos nordestinos, em relação o panorama nacional. Porém a tendência é que esse comportamento seja conjuntural, e no segundo semestre o conjunto da economia nacional se equipare à média nordestina".

Os resultados positivos no trimestre também foram perceptíveis no saldo da balança comercial, estimado em US$ 584,2 milhões, superior em relação ao ano anterior em 2,7%. Já no emprego, o estado contabilizou um saldo aproximado de 12 mil postos de trabalho com carteira assinada no período, o suficiente para posicionar a Bahia em primeiro lugar em relação ao nordeste e em nono no ranking nacional.

O material analisado pela SEI apontou os investimentos industriais previstos entre 2012 e 2014. Nesse período o estado deverá atrair um volume na ordem de R$ 48,6 bilhões com a implantação e/ou ampliação de 378 empresas em diversos setores. O destaque cabe ao Complexo químico-petroquímico com um volume de 7,4 bilhões, o que representa 15,3% de todo volume investido no estado; ou 98 projetos de um total de 378 esperados.

Na Indústria, ao ser comparada com o trimestre anterior, o destaque foi o crescimento em volume do valor adicionado da construção civil (8,9%), beneficiado ainda pelo aumento das operações de crédito do sistema financeiro direcionadas à habitação. No acumulado do ano (jan./mar.) o setor industrial teve expansão de 8,0%, com resultados positivos em quatro das nove atividades pesquisadas. Esse avanço interrompeu cinco trimestres consecutivos de retração na produção com ênfase para os segmentos de produtos químicos (39,1%).

O setor de Serviços representa 63% da economia baiana e foi impulsionado pelas seguintes atividades: comércio 4,6%, alojamento e alimentação 3,7% e transportes 2,6%. As vendas varejistas na Bahia cresceram 10% no primeiro trimestre do ano, segundo dados dessazonalizados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Na Agropecuária, os impactos da seca já foram perceptíveis, contudo a estimativa é que no segundo semestre seja registrada queda mais intensa.

Nacional

De acordo com o IBGE, com relação ao PIB brasileiro, tomando como referência o mesmo corte analítico, foi registrada expansão de 0,8% em relação a igual período do ano de 2011. A agropecuária apresentou uma retração de 8,5%, a queda de safras de produtos da lavoura relevantes no primeiro trimestre contribuiu para este desfecho.

A indústria, em desaceleração, manteve-se estável 0,1%. No desagregado, somente a atividade indústria de transformação mostrou queda de 2,6%, as demais atividades cresceram: eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (SIUP) 3,6%, construção civil 3,3% e extrativa mineral 2,2%.

O setor que mais cresceu na variação do primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior foi o de serviços com 1,6%. Tendo expansão das atividades comércio 1,6% e transporte, armazenagem e correio 1,2%.

FONTE

Agência de Notícias da Bahia

Links referenciados

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
www.sei.ba.gov.br

Agência de Notícias da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Secretaria do Planejamento
www.seplan.ba.gov.br

Produto Interno Bruto
pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_br
uto

Nenhum comentário:

Postar um comentário