Livro arrisca ao usar caso chinês como modelo, mas análise é interessante
ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA
ESPECIAL PARA A FOLHA
ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA
ESPECIAL PARA A FOLHA
O fenômeno da internacionalização de empresas brasileiras é muito recente e ainda carente de estudos e pesquisas sobre sua breve experiência. A obra "Multinacionais Brasileiras" vem exatamente preencher essa lacuna, ao apresentar uma análise abrangente sobre o tema.
Construído em quatro blocos, o livro apresenta tanto aspectos teóricos como experiências práticas de selecionadas companhias multinacionais brasileiras.
No primeiro bloco os autores examinam as estratégias de internacionalização das empresas nas ultimas décadas, com ênfase na experiência chinesa, e como evoluíram os padrões de competição e gestão internacional.
A escolha da experiência chinesa é questionável por tratar-se de caso muito especifico de uma economia altamente centralizada, mas não deixa de se constituir em análise muito interessante, na qual são relatadas as motivações e estratégias vistas pelas multinacionais chinesas nos últimos 20 anos.
Ainda no primeiro bloco, os autores descrevem com muita competência os processos de internacionalização de empresas, e como o gradualismo e a descontinuidade desses processos têm sido observados pelos estudiosos do tema.
No segundo bloco, destacam a experiência brasileira recente de internacionalização e relacionam esse processo com a evolução da atividade exportadora. São abordados também os obstáculos internos e externos que dificultam o processo, e como as empresas deste país podem enfrentá-los.
Em seguida é realizada uma análise do grau de internacionalização das empresas brasileiras, seja por indicadores contábeis ou gerenciais, seja por coeficiente de exportações sobre o faturamento. Também são estudadas as relações de trabalho observadas na experiência de internacionalização, e o caso específico do setor calçadista brasileiro.
CASOS DE SUCESSO
No terceiro bloco é analisada a questão da inovação como fator competitivo das multinacionais brasileiras, com relato de experiências bem-sucedidas como as de Embraer, Odebrecht, Gerdau, Natura e Petrobras. Esses casos emblemáticos representam uma valiosa referência da cultura empresarial brasileira no mercado internacional.
Finalmente, o quarto e último bloco trata de experiências de "offshoring" de serviços no Brasil, comparando-as com casos semelhantes na Índia, na China e em Taiwan, entre outros países. Em seguida discute-se como alavancar recursos para a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas, e as dificuldades intrínsecas desse segmento empresarial nesse processo. Por fim, os autores referem-se aos consórcios de exportação como importante ferramenta de inserção das pequenas e médias empresas no mercado internacional.
Esta coletânea reúne valiosa contribuição prática e teórica para que empresários, executivos e estudiosos do tema obtenham melhor compreensão do processo de internacionalização e, assim, consigam formular melhores estratégias e iniciativas nos seus próprios casos.
Trata-se de obra para ser lida e consultada pelos interessados nesse fascinante tema contemporâneo.
Construído em quatro blocos, o livro apresenta tanto aspectos teóricos como experiências práticas de selecionadas companhias multinacionais brasileiras.
No primeiro bloco os autores examinam as estratégias de internacionalização das empresas nas ultimas décadas, com ênfase na experiência chinesa, e como evoluíram os padrões de competição e gestão internacional.
A escolha da experiência chinesa é questionável por tratar-se de caso muito especifico de uma economia altamente centralizada, mas não deixa de se constituir em análise muito interessante, na qual são relatadas as motivações e estratégias vistas pelas multinacionais chinesas nos últimos 20 anos.
Ainda no primeiro bloco, os autores descrevem com muita competência os processos de internacionalização de empresas, e como o gradualismo e a descontinuidade desses processos têm sido observados pelos estudiosos do tema.
No segundo bloco, destacam a experiência brasileira recente de internacionalização e relacionam esse processo com a evolução da atividade exportadora. São abordados também os obstáculos internos e externos que dificultam o processo, e como as empresas deste país podem enfrentá-los.
Em seguida é realizada uma análise do grau de internacionalização das empresas brasileiras, seja por indicadores contábeis ou gerenciais, seja por coeficiente de exportações sobre o faturamento. Também são estudadas as relações de trabalho observadas na experiência de internacionalização, e o caso específico do setor calçadista brasileiro.
CASOS DE SUCESSO
No terceiro bloco é analisada a questão da inovação como fator competitivo das multinacionais brasileiras, com relato de experiências bem-sucedidas como as de Embraer, Odebrecht, Gerdau, Natura e Petrobras. Esses casos emblemáticos representam uma valiosa referência da cultura empresarial brasileira no mercado internacional.
Finalmente, o quarto e último bloco trata de experiências de "offshoring" de serviços no Brasil, comparando-as com casos semelhantes na Índia, na China e em Taiwan, entre outros países. Em seguida discute-se como alavancar recursos para a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas, e as dificuldades intrínsecas desse segmento empresarial nesse processo. Por fim, os autores referem-se aos consórcios de exportação como importante ferramenta de inserção das pequenas e médias empresas no mercado internacional.
Esta coletânea reúne valiosa contribuição prática e teórica para que empresários, executivos e estudiosos do tema obtenham melhor compreensão do processo de internacionalização e, assim, consigam formular melhores estratégias e iniciativas nos seus próprios casos.
Trata-se de obra para ser lida e consultada pelos interessados nesse fascinante tema contemporâneo.
ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA, economista e empresário, é diretor titular de comércio exterior e relações internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
MULTINACIONAIS BRASILEIRAS
AUTOR Moacir de Miranda Oliveira Jr. e colaboradores
EDITORA Bookman
QUANTO R$ 68 (358 págs.)
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