p/ Fundação Dom Cabral. Período: 2009-10.
As de maior índice de transnacionalidade: Friboi > Gerdau > Ibope > Metalfrio > Odebrecht > Vale.
Contudo, se contarmos os maiores ativos no exterior: Gerdau > Ibope > Vale > Tigre > Metalfrio > Friboi.
E, por receitas no exterior: Friboi > Suzano > Marfrig > Gerdau > Odebrecht > Ci&T Software > Metalfrio > Sabó > Vale > Ibope.
As aquisições de maior vulto: Vale > Itaú > Petrobrás > Votorantim > Bradesco.
A JBS-Friboi foi a empresa que apresentou maior índice de transnacionalidade no Ranking 2010. Sendo a maior empresa privada do Brasil, ela possui 83,6% de suas vendas e 64,0% de seus funcionários no exterior. A empresa atua em sete países em cinco continentes, demonstrando uma grande capacidade de dispersão geográfica. Apesar do inquestionável destaque na internacionalização, a empresa possui apenas 37,3% de seus ativos fora do Brasil.
Isso se deve ao grande crescimento também no mercado doméstico, onde a empresa aumentou em 143,0% seus ativos, principalmente após a aquisição da concorrente nacional Bertin.
Em segundo lugar, a Gerdau apresenta 48,2% de suas vendas, 54,4% de seus ativos e 46,0% de seus empregados no exterior, como resultado de suas operações em 14 países.
A empresa, que é a maior produtora de aços longos da América Latina, tem se posicionado de forma cautelosa no cenário pós-crise. Após ter anunciado várias operações tanto no Brasil quanto no exterior antes da crise financeira, viu-se obrigada ter seus planos adiados. No entanto o impacto da crise não alterou a solidez da empresa frente ao processo de internacionalização como afirma o diretor-presidente André Gerdau “Apesar do impacto da crise em nossas operações, conseguimos atingir 108 anos com lucro em todos os nossos exercícios” [4].
O Ibope aparece na terceira posição, com 32,1% de receita, 50,7% de ativos e 54,1% de funcionários no exterior. O instituto de pesquisa de mercado e opinião opera em 14 países e recentemente adquiriu a empresa americana Zogby International. Com a sazonalidade das pesquisas eleitorais o instituto espera um crescimento no mercado doméstico em 2010. Ainda, está otimista quanto ao aumento da demanda por pesquisas de mercado em todo o mundo, uma vez que, com a crise, um maior número de empresas realiza testes nos produtos antes de lançá-los.
Como a metodologia utilizada não considera instituições financeiras, devido ao aspecto
diferenciado da função econômica de seus ativos, apresentamos separadamente as informações do Banco do Brasil, que também respondeu à pesquisa.
Caso estivesse na listagem, o Banco do Brasil estaria na 28ª posição, com 4,7% de receitas [5], 6,7% de ativos e 0,07 de funcionários no exterior. Entretanto, o grande destaque do Banco do Brasil é sua presença em 23 países em cinco continentes.
4 Fonte: Revista PIB, Mar/Abr 2010.
5 Vendas correspondem a receitas das dependências no exterior, excluindo-se operações com a matriz.
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