terça-feira, 20 de março de 2012

Banco Central amplia crédito rural que gera abatimento no compulsório

BENEFÍCIO
19/03/2012 | 18h24

Medida publicada nesta segunda aumenta número de operações de financiamento agrícola e prazo de empréstimos

Foto: Divulgação / clicRBS
Financiamentos para custeio também poderão gerar desconto no compulsório
O Banco Central publicou nesta segunda, dia 19, a Circular 3.586 que amplia aspectos de medida anunciada em janeiro para incentivar o crédito agrícola. A decisão aumenta o número de operações de financiamento agrícola e o prazo desses empréstimos que podem gerar abatimento no recolhimento do depósito compulsório sobre depósitos à vista dos bancos. O impacto na liquidez, porém, não mudou, de acordo com o BC.
Agora, operações de “financiamento de crédito rural de custeio agrícola e de custeio pecuário” podem gerar desconto no compulsório dos bancos que emprestarem a esse setor. Antes, somente empréstimos para a safrinha, safra de inverno e safra do Nordeste geravam o crédito. Além disso, o prazo máximo para contratação dessas operações foi ampliado de 30 de junho para 30 de setembro de 2012.
Segundo o BC, a mudança foi acertada entre o Ministério da Fazenda e da Agricultura após a avaliação de que havia espaço e demanda para que outras operações pudessem ser contempladas nesse programa de incentivo ao crédito rural. O Banco Central, porém, explica que, apesar da ampliação do escopo de operações e do prazo, o impacto na liquidez do sistema financeiro segue idêntica. A medida tem potencial de liberar até cerca de R$ 3 bilhões em recolhimento compulsório à vista.
Quando anunciada em janeiro, o governo explicou que um dos focos era tentar minimizar os efeitos negativos da estiagem no Sul e Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário