quinta-feira, 15 de março de 2012

Embrapa mapeará toda agricultura brasileira por imagens de satélite

CIÊNCIA
14/03/2012 | 11h03

Sistema foi lançado nesta quarta, junto com o Plano de Ação 2012

Atualizada às 21h40
Foto: Elza Fiúza/ABr
Cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai realizar o mapeamento de toda a agricultura brasileira por imagens de satélite. Essa é uma das prioridades do Plano de Ação 2012 da empresa, denominado "Ano Embrapa para uma Agricultura Mais Verde", que foi lançado nesta quarta, dia 14, em Brasília, no Distrito Federal.
Os investimentos em geotecnologias aplicadas ao monitoramento da agricultura e em inovações em agroenergia são as prioridades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2012. As linhas de pesquisa são destaques do plano.
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, participou do lançamento e destacou a importância da Embrapa no desenvolvimento da agricultura sustentável do país, neste ano em que será realizada no Brasil a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

– A Embrapa terá cada vez mais importância para esta questão extraordinária do Brasil ser o maior produtor de alimentos do mundo. Para que nós possamos nos orgulhar cada vez mais do crescimento da renda do povo brasileiro, da diminuição da miséria, da melhoria da qualidade de vida – disse Mendes.
O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, afirmou que o mapeamento permitirá, por exemplo, avaliar o impacto das mudanças no novo Código Florestal, daqui a cinco anos. Ao explicar a importância da geotecnologia, ele afirmou que as informações serão importantes para desenvolver tecnologias que tornem o Brasil de fato a "âncora verde da agricultura no mundo".

Arraes explicou que os investimentos na área de geotecnologia serão maiores neste ano e que a meta é mapear todo território brasileiro, para saber "onde a agricultura está e o que está sendo plantado", com o objetivo de fornecer subsídios às políticas publicas voltadas para a sustentabilidade. Segundo ele, orçamento da Embrapa neste ano é de R$ 2 bilhões, com algum contingenciamento.
– Mas existe esperança de que 100% seja disponibilizado – disse.
O presidente da Embrapa afirmou que a empresa fez recentemente "contração expressiva" de pesquisadores que irão atuar no programa de cana-de-açúcar, que reúne várias iniciativas da empresa na área.
– A Embrapa está sendo chamada para entrar na área energética – diz ele, ao lembrar que no ano passado foi inaugurada a Embrapa Agroenergia, que está trabalhando na área de processos e de micro-organismos para produção de etanol de segunda geração.
O Programa Agropensa é outra iniciativa que deve ser colocada em prática pela Embrapa este ano. A proposta é constituir um núcleo de inteligência estratégica da agricultura brasileira, coordenado pela Embrapa Estudos e Capacitação, para produzir e difundir conhecimentos e estratégias para a agricultura do futuro.
A Secretaria de Negócios da Embrapa é outra ação prevista para 2012, com objetivo aumentar a capacidade da empresa em negócios públicos e privados de interesse do governo brasileiro. Arraes prevê que este ano também será criada a Embrapa Internacional, que tornará mais flexíveis os mecanismos disponíveis para fortalecer as parcerias de pesquisa com outros países.
AGÊNCIA ESTADO, COM INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário