sábado, 31 de março de 2012

Raça genuinamente brasileira, tabapuã é considerada maior conquista zootécnica do Brasil no último século


BOVINOCULTURA
31/03/2012 | 09h12

Neozebuíno tem caráter mocho natural e excelente conformação para o corte

  • Merce Gregório | Tabapuã (SP)
reprodução
Foto: reprodução
Tabapuã surgiu na fazenda Água Milagrosa em 1934
Uma raça 100% brasileira e com nome de município paulista surgiu no país em 1943. O neozebuíno com caráter mocho natural e excelente conformação para o corte surgiu no noroeste do Estado e recebeu o nome de tabapuã. Isso porque um acordo internacional do século XIX determinou que toda descoberta tivesse o nome do lugar onde ela aconteceu. Esta foi a terceira raça neozebuína criada no mundo. A primeira, no entanto, com criterioso planejamento zootécnico, considerado a maior conquista da área no Brasil nos últimos 100 anos.
Foi na fazenda Água Milagrosa que o tabapuã surgiu. A sede, construída em 1934, em estilo dinamarquês, origem da família Ortemblad, tem 12 cômodos. Entre casa e jardim, são quase 50 mil metros quadrados de área. A centenária propriedade tem 3,05 mil hectares, divididos entre a criação do tabapuã, a plantação de laranja, cana-de-açúcar e uma área verde de 650 hectares.
Em 2005, a fazenda saiu das mãos dos Ortemblad, passando a pertencer à família de Fábio Rodas, com quem está até hoje. Os novos donos mantiveram a estrutura e o sistema de trabalho rigoroso de desenvolvimento e melhoramento do tabapuã. Animal dócil, precoce, funcional, raçador, com habilidade materna e excelente conformação para o corte. Em resumo estas são as principais características do tabapuã.
A raça foi reconhecida oficialmente em 1981. Hoje, o rebanho brasileiro é de aproximadamente 400 mil animais, espalhados por todo território nacional. Animais que se destacam, principalmente, nas provas de ganho de peso das quais participam.
Conheça a raça: confira as outras reportagens da série.
CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário