quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Avicultura: Ubabef diz que varejo está praticando margens de até 220%


MERCADO
22/08/2012 | http://pecuaria.ruralbr.com.br/noticia/2012/08/avicultura-ubabef-diz-que-varejo-esta-praticando-margens-de-ate-220-3861633.html


Para presidente da entidade, ação é antiética


Entidade critica atitude do varejo
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgou levantamento da Associação Paulista de Avicultura (APA) que mostra que o varejo paulista está vendendo itens avícolas com margens até 220% superiores ao preço de venda das indústrias do setor. De acordo com a Ubabef, em nota, o estudo mostrou que, em alguns casos, uma bandeja de filé de peito produzida no Estado de São Paulo chega a ser vendida na gôndola até 129% acima do preço de venda da agroindústria. No caso do frango inteiro, a diferença chega a 139%, e da coxa, 146%. "Um dos casos que chamam mais a atenção é o do frango a passarinho, cuja margem chega a atingir 220%", disse a entidade, no comunicado.

Para o presidente da Ubabef, Francisco Turra, a ação do varejo é "antiética".

"Enquanto empresas e pequenos produtores do setor avícola lutam diante de um dramático aumento de custos, alguns estabelecimentos do varejo se aproveitam para explorar o bolso do consumidor", declarou o executivo na nota.

O setor avícola é afetado este ano pelo aumento do preço da ração, especialmente milho e soja, em decorrência da seca que assolou os Estados Unidos, reduziu a oferta e elevou as cotações das commodities. Turra argumenta que o aumento dos preços é esperado, em razão da alta nos custos de produção, mas considera que alguns estabelecimentos varejistas estão se aproveitando para aumentar os preços "em porcentuais desmedidos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário