quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Empresa da Embratel compra dois espaços para lançar satélites

30 DE AGOSTO DE 2011 - 21H16 



A Star One, subsidiária da Embratel, venceu nesta terça-feira (30) a disputa por duas posições orbitais para lançamento de satélites que foram leiloados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa pagou R$ 37 milhões por cada espaço, com ágio de 837,7% sobre o preço mínimo estipulado pela Anatel, de R$ 3,9 milhões.


O primeiro e o quarto espaços foram arrematados pela empresa HNS Americas Comunicações, do Grupo Hughes. Na primeira posição, o preço vencedor foi por R$ 145,2 milhões, com ágio de 3.579,82% sobre o preço mínimo. Já para o quarto espaço a HNS Americas ofereceu R$ 35,2 milhões, com ágio de 792,58%. Depois de perder a primeira posição licitada, a empresa SKY do Brasil desistiu de participar da disputa.

Os quatro espaços licitados pela Anatel totalizaram R$ 254,4 milhões. As posições poderão ser exploradas por 15 anos e as empresas que vencerem a licitação poderão usar os satélites para oferecer serviços de telefonia, televisão, radiodifusão e transmissão de dados, inclusive na área rural. Os satélites deverão cobrir 100% do território nacional e dedicar parte da capacidade para atender o mercado brasileiro.

As outras empresas que apresentaram documentos para participar do leilão foram a Eutelsat do Brasil, a Hispamar Satélites, a Intelsat Brasil Serviços de Telecomunicações, a SES DTH do Brasil e a Star One. Uma mesma empresa poderá obter até dois dos quatro direitos licitados.

Segundo a Anatel, a licitação vai possibilitar o aumento da capacidade satelital brasileira para atender às atuais demandas no setor e àquelas antecipadas em função de grandes eventos, tais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, entre outros projetos.

Fonte: Agência Brasil




Ágio acima de 1.500% por satélite

Autor(es): agência o globo:Mônica Tavares
O Globo - 31/08/2011
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/8/31/agio-acima-de-1-500-por-satelite
 

BRASÍLIA. A HNS Americas Comunicações Ltda, do grupo americano Hughes, e a Star One S.A., da Embratel, foram as vencedoras da licitação de satélites realizada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Cada uma vai explorar duas posições orbitais. O órgão regulador arrecadou R$254,4 milhões, um ágio médio de 1.511,95% sobre o preço mínimo. Os quatro novos satélites brasileiros têm prazo de cinco anos para entrar em operação, mas a expectativa é de que eles já possam ser usados em 2014, durante a Copa do Mundo.
A maior disputa foi pelo primeiro satélite. Depois de sete rodadas, a HNS Americas Comunicações venceu a SKY Brasil, oferecendo um lance de R$145,2 milhões pelo direito de exploração do satélite por 15 anos, renovável por igual período. O valor representou ágio de 3.580% sobre o preço mínimo da posição orbital, que era de R$3,945 milhões.
A Star One venceu a licitação do segundo satélite ao oferecer uma proposta de R$37 milhões, um ágio de 837,7%. O lance foi repetido no terceiro satélite e a proposta foi vitoriosa. O último satélite ficou com a HNS Americas Comunicações, com um lance de R$35,2 milhões, equivalente a um ágio de 792,58%.
Os satélites são utilizados para radiodifusão, transmissão de dados, principalmente banda larga, e telefonia, entre outros. Eles deverão cobrir 100% do território nacional. O investimento médio para lançar um satélite é de US$300 milhões. Existem atualmente no país 9 satélites brasileiros.

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