terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aumenta importação de frutas e legumes


Autor(es): Por Bettina Barros | De São Paulo
Valor Econômico - 20/09/2011
 
A combinação de câmbio favorável e aumento da renda do consumidor brasileiro está provocando uma guinada significativa nas importações de frutas e legumes. Além das "commodities" trazidas tradicionalmente em períodos de entressafra da produção nacional, grandes centros varejistas aproveitam a boa conjuntura econômica para apresentar ao mercado produtos diferenciados e com maior valor agregado.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam para um incremento significativo de legumes importados entre 2007 e 2011, com tendência altista nos oito primeiros meses deste ano. Nesse período, 52 itens deram entrada no país - de aspargos, berinjelas, ervilhas, alcachofras e aipos até a "orelhas-de-judas", um cogumelo comestível de nome excêntrico cultivado na Ásia, sobretudo na China.
O volume de legumes oriundos do Mercosul, EUA e Europa cresceu à medida em que a vida melhorou para muitos brasileiros, que passaram a comer mais e melhor: eram 167 mil toneladas em 2007; passaram a 285 mil toneladas em 2010, um salto de 70%. De janeiro a agosto deste ano foram importados 189 mil toneladas.

Ampliar imagem

Tome-se como exemplo os aspargos. Nesse mesmo período, de 2007 a 2010, as importações do produto subiram 145%, de 271 para 667 toneladas. Ou os cogumelos, frescos ou refrigerados, que representaram somente 626 quilos na pauta importadora em 2007, caíram para 46 quilos em 2010 e neste ano foram catapultados para 50 toneladas até agosto. Um crescimento de 7.800%.
"Com mais renda, as pessoas estão se permitindo mais", explica Leonardo Miyao, diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar, conhecido pela ampla oferta de produtos e busca pelo diferenciado. Segundo ele, há dez anos a rede varejista importa consistentemente "commodities" no segmento FLV (frutas, legumes e verduras) entre as janelas da produção nacional. Recentemente, aumentou o enfoque em variedades e embalagens novas, sempre tendo como "drive" o sabor.
Quem comparecer a lojas do grupo em São Paulo poderá se deparar, por exemplo, com batatas americanas importadas de Oregon. Cuidadosamente embaladas, elas vêm em diferentes tons de amarelo e rosa (algumas chegam perto do roxo), num diferencial claro em relação às batatas brasileiras. Aspargos chilenos - claro - também estão lá.
A grande sensação, porém, deverá ser o alho preto defumado produzido na Argentina que o supermercado promete trazer em breve ao país. "Será um produto altamente gourmet. Se eu vender 10% com valor agregado, é um ótimo negócio", diz Miyao. Atualmente, o Pão de Açúcar oferece em seu portfólio 110 variedades de produtos importados só nas gôndolas FLV, incluindo os produtos mais triviais como maçãs, peras e cebolas. "Temos pedido aos nossos fornecedores que inovem. Mas quando eles não chegam no ponto de inovação que desejamos, importamos", explica o executivo, referindo-se aos caso das batatas americanas. Graças à inovação, diz ele, é possível encontrar hoje no mercado quase dez variedades de peras.

Ampliar imagem
Com aumento de renda e câmbio, aspargos importados estão na lista de compras

Na Ceagesp paulistana, o maior entreposto de alimentos do país, a importação de frutas também tem crescido. Elas representam 52,6% do volume total comercializado, que foi de três milhões de toneladas em 2010. Desse total, cerca de 15% são importadas. Ao contrário dos que buscam o produto de nicho, no entreposto predominam os clássicos do paladar brasileiro: peras (88 mil toneladas importadas em 2010), maçãs (35 mil), ameixas (16 mil), uvas (15 mil), kiwis (12 mil), nectarinas e pêssegos (ambos com 6 mil toneladas).
Um dos permissionários da Ceagesp que elevaram as suas importações foi a Benassi. De acordo com a empresa, houve um aumento anual da ordem de 30% nas importações de frutas desde 2007. Foram de 29 mil toneladas para 33 mil. "Sempre importamos nas entressafras do Brasil, mas agora estamos precisando importar mais por causa da demanda maior", diz Mário Benassi. Para ele, a combinação de dólar fraco e bolso cheio de reais está favorecendo o consumo maior de frutas no país - ainda que relativamente baixo se comparado ao de outros países.
Alexandre Santoro, da Frugal - que é permissionária da Ceagesp -, acrescenta que a crise na Europa também contribuiu para essa tendência, já que os exportadores de legumes e frutas precisaram encontrar outras rotas para escoar produtos perecíveis.
Outro fator que impulsiona as importações sãos as quebras de safras devido a problemas climáticos. Chuvas de granizo em Santa Catarina, principal polo produtor de maçãs no país, elevou as importações da fruta em 47,7% de janeiro a agosto deste ano, alcançando 50,8 mil toneladas. Sorte da Argentina, principal país de origem de maçãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário