quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Brasileiro é eleito presidente de associação internacional


Valor Econômico - 22/09/2011
 

O setor brasileiro de fundos de investimento conquistou ontem uma vitória na arena internacional, com a eleição do executivo Eduardo Penido, da Opportunity Asset Management, para a presidência da International Investment Funds Association (IIFA), que reúne associações de 36 países com US$ 25 trilhões sob gestão.
Integrante da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) e atual presidente da Federación Iberoamericana de Fondos de Inversión (Fiafin), Penido foi eleito pela assembleia geral da IIFA para uma mandato de dois anos e será o primeiro brasileiro a comandar a instituição. "É um reconhecimento de que o Brasil vai muito bem neste contexto de crise", disse ontem Penido ao Valor, por telefone, direto de Estocolmo, capital da Suécia, onde ocorreu a 25 ª conferência anual da IIFA. Hoje, o Brasil possui o sexto maior setor de fundos de investimento do mundo, com patrimônio superior a US$ 1 trilhão.
A atuação da associação, segundo Penido, se baseia em dois pilares: troca de informações sobre a legislação e regras de cada país, além da compilação de dados sobre o setor global dos fundos. "O grande desafio hoje do setor é lidar com a crescente regulação na Europa e nos Estados Unidos", disse Penido. "O Brasil serve de modelo na área de autorregulação e transparência", afirmou, citando a divulgação mensal das posições dos fundos locais ao regulador, uma prática que, segundo ele, "não é adotada em nenhum outro lugar do mundo" (AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário