segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Participação da agricultura familiar cresce 125% em projetos de irrigação na Bahia


Área total beneficiada atinge os 350 mil hectares
O número de agricultores familiares irrigantes, atendidos nos projetos de irrigação do Estado da Bahia, deve chegar a 1.078 até 2012, representando um incremento de 125% comparado ao número do final de 2008, que era de apenas 479 pequenos produtores. Essa é a meta da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) da Bahia, por meio da Superintendência de Irrigação (Sir).
Segundo o secretário Eduardo Salles, a Seagri tem dado também atenção aos empreendimentos privados empresariais na Bahia, mas a prioridade é a agricultura familiar.
– Estamos apoiando plenamente o pequeno produtor irrigante em todo o estado, contribuindo para o crescimento de sua atividade, que gera mais renda e permite a criação de novos empregos.
O superintendente de Irrigação da Seagri, Marcelo Nunes de Abreu, explica quais são os projetos em andamento.
– Temos cinco projetos implantados e em pleno funcionamento, que são os de Paulo Afonso, Ponto Novo, Tucano, Jacuípe, no município de Várzea da Roça, e Curral Novo, em Jequié, totalizando cinco mil hectares irrigáveis. 
Além desses, existem mais dois a serem agregados, o projeto de Ribeira do Amparo, em fase final de implantação e com área de 150 hectares irrigáveis, e o de Banzaê e Cícero Dantas, em fase inicial de implantação, com 240 hectares irrigáveis, ambos destinados exclusivamente a pequenos agricultores irrigantes.
Área total beneficiada é de 350 mil hectares
Segundo Nunes, a área irrigada em toda a Bahia atinge 350 mil hectares, somando-se os empreendimentos diretos da Seagri e de outros organismos públicos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e Companhia de Desenvolvimento e Ação Social (CAR), com os da iniciativa privada.
Somente a Codevasf, informa Nunes, tem dois grandes projetos na Bahia. O primeiro, em fase de implantação, é o do Baixio de Irecê, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. Trata-se do maior projeto em implantação no estado, com área de 58 mil hectares. O segundo é o Projeto Salitre, localizado na região de Juazeiro e com área total de 30 mil hectares.
Novo programa levará emprego e renda ao semiárido
Além desses projetos, um novo programa será lançado ainda neste segundo semestre de 2011, destinado exclusivamente aos agricultores familiares do semiárido baiano, com o objetivo de trazer bem estar social, garantia alimentar, emprego, renda e desenvolvimento. O programa, que visa melhorar a qualidade de vida do sertanejo baiano, promoverá ações que amenizam os efeitos da seca e atuará promovendo o incremento técnico (tecnificação) da irrigação familiar no estado, mediante a introdução de métodos mais modernos, com sistemas mais eficientes nas comunidades de irrigantes familiares.
Segundo o superintendente de Irrigação já houve expansão significativa nos projetos de Jacuípe, Paulo Afonso e Curral Novo, que registraram um incremento de 107%, 60% e 58%, respectivamente, nos últimos dois anos. Segundo ele, a idéia é ampliar ao máximo as áreas de exploração para os irrigantes familiares, sem deixar de investir em novos projetos. 
GOVERNO DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário