sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pnuma recomenda maior eficiência no uso de matérias-primas para América Latina



  Comentários :: Publicado em 22/09/2011 na seção noticias :: Versões alternativas: Texto PDF



Dois relatórios regionais pioneiros, apresentados no dia 20 de setembro de 2011 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mostram que é preciso tornar mais eficientes as políticas e medidas voltadas ao uso sustentável de matérias-primas e recursos como a terra, o ar, a água e os ecossistemas, a nível mundial e, em particular, na América Latina e na Ásia-Pacífico.

"O processo de crescimento econômico na América Latina não pode superar os limites de exploração dos recursos naturais, embora haja indícios de uma tendência para mudar essa situação", diz o comunicado de imprensa do Pnuma, que também alerta para o aumento nas emissões de CO2 da região.

O relatório Eficiência na utilização de recursos na América Latina: Perspectivas e implicações econômicas (REEO, na sigla em inglês)lista uma série de recomendações para aumentar a eficiência no uso desses recursos. Entre outros pontos, estão um maior planejamento para o uso do solo e a efetiva aplicação das regras de uso da terra. Pede também que sejam adotadas medidas de transparência sobre a utilização de recursos naturais, como aumentar as informações disponíveis sobre seus impactos na economia e no meio ambiente.

A metodologia dos relatórios REEO busca considerar aspectos além do estritamente econômico, incluindo em sua visão as consequências para o bem-estar da população e a integração internacional dos países em cada região.

Clique aqui para acessar o relatório.

FONTE

Organização das Nações Unidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário