Mensagem do Presidente
AOS QUARENTA E NOVE ANOS
Em 15 de outubro de 1951, nasceu na Rua do Acre, a Instituição que passou a se chamar, BOLSA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DO RIO DE JANEIRO.
O abastecimento de gêneros alimentícios era negociado nas ruas entre um jogo de purrinha e alguns cafezinhos.
O Rio, começava a desenvolver o seu centro, era a capital da República, a caixa de ressonância do Brasil.
O Porto do Rio de Janeiro, o mais importante da América Latina, por onde entrava e saía mercadorias de todos os tipos para os estados brasileiros e países estrangeiros.
Com isso, a Rua do Acre passou a ser uma das mais importantes vias de negociação de gêneros alimentícios do Rio e do Brasil.
Com o crescimento do centro, as negociações ficaram insuportáveis, com oferta de D. Hélder Câmara associado à visão dos nossos homens de negócios, veio a BGA instalar-se no Mercado São Sebastião, onde hoje ocupa 7.500 metros quadrados de salões, além de fazerem parte do seu complexo, 420 salas comerciais.
O Mercado São Sebastião vive hoje, em função do desenvolvimento da Bolsa de Gêneros Alimentícios, diariamente passam pelo seu salão de pregões, aproximadamente 500 pessoas.
O seu quadro associativo, apesar da crise brasileira, continua estável, as negociações, apesar da concentração dos supermercados, continua em pouco crescimento e surgem novas associações de supermercados e padarias.
O Brasil atravessa uma séria crise. De um lado, a falta de dinheiro no bolso do consumidor; do outro lado, a alta carga tributária, mas a nossa Bolsa continua a resistir a toda essa modificação de uma economia globalizada.
O Rio de Janeiro, no que concerne a ação agrícola, empobreceu. Hoje, importamos oitenta por cento do que consumimos e ainda somos o estado que possui o maior número de funcionários públicos, o maior número de militares e o maior número de aposentados dentre todos os estados brasileiros, como o gravíssimo problema dos salários achatados desde 1994.
Por isso passamos por uma crise de falta de poder aquisitivo, além da de diversas empresas terem deixado o Rio de Janeiro, pois conseguiram incentivos em outros estados, como Minas, Espírito Santo e São Paulo.
A BGA assinou este ano, após uma longa discussão, uma parceria com a CONAB, MA - Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Unysis e BGNET, para a informatização da Safra Agrícola brasileira e negociação de todos os produtos do Agro-Business, através de uma tele-negociação.
Esperamos ainda, a solução do incentivo de 1%, na qual o Governador do Estado, deu sua palavra e aceitou o nosso projeto. Projeto este, que está na mão do Secretário de Finanças. Conduzir e chegar aos 49 anos, só traz para os atuais dirigentes da BGA, mais responsabilidade, empenho e vontade de fazer desta casa a maior Bolsa do mundo.
Por isso, somos cariocas, brasileiros, portugueses, somos cidadãos mundiais e a BGA é o nosso orgulho.
Parabéns associados, autoridades, conselheiros, diretores, fornecedores, atacadistas, supermercados. Parabéns a você BGA.
José de Sousa e Silva é advogado, economista e Diretor Presidente da BGARJ
CEP 21011-080 Rio de Janeiro, RJ Tels: (021) 584-9460 (021) 584-9471
Internet: http://ww.bga.com.br E-mail: adm@bga.com.br
Resolução ideal de tela: 800x600 dpi e 256 cores |
Nenhum comentário:
Postar um comentário