sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Após levar a disputa pela EDP, chineses compram operador da rede elétrica de Portugal

São Paulo, 02 de Fevereiro de 2012 - 18:00

REN, equivalente português do ONS, é adquirida pela State Grid e pela Oman Oil Company

Por Luciano Costa
Fonte MaiorFonte Menor
A crise econômica de Portugal voltou a servir de impulso às ambições das companhias chinesas para ganhar mercado na Europa. Nesta quinta-feira (2/2), o governo escolheu a State Grid, estatal do país oriental, como uma das vencedoras na concorrência por uma fatia na Redes Energéticas Nacionais (REN) - concessionária que administra a rede elétrica e de gás natural do país.
De acordo com comunicado do Conselho de Ministros, a State Grid ficará com 25% do capital social da REN, enquanto os outros 15% ficarão com a Oman Oil Company, que pertence ao governo de Omã. A venda da parcela da companhia é resultado dos problemas financeiros de Portugal, que também se desfez de ativos da elétrica EDP para gerar caixa. Na ocasião, a chinesa Three Gorges levou o negócio, que também contou com as brasileiras Cemig e Eletrobras e a alemã E.On no páreo.
A parceria com a State Grid terá como objetivos "reforçar a posição de liderança da REN em Portugal" e a contribuição da empresa para os mercados de energia ibéricos. Ainda estão no escopo as inteligações do mercado ibérico com o resto da Europa e com o Norte da África.
O governo de Portugal também acertou que a State Grid deverá cooperar para a expansão internacional da REN, principalmente em Angola, Moçambique, Brasil e China. Nos dois primeiros países, serão criadas joint-ventures para explorar oportunidades; em terras brasileiras e orientais, o foco é na promoção da empresa como prestadora de serviços e em oportunidades de investimentos como acionista.
Além disso, a China irá partilhar tecnologias e know-how e concederá empréstimos de 1 bilhão de euros, por meio de uma instituição financeira local, para financiar aportes e refinanciamentos da REN. Outros três bancos orientais também têm interesse em disponibilizar recursos à concessionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário