quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

China expandirá capacidade de moagem de soja em mais de 10%

Veículo:
G1 
Editoria:
AGRONEGÓCIOS 
Data:
01/02/2012 10:42 
Assunto:
SAFRAS 
Tamanho
da fonte
A -A +


A China, maior importador e consumidor de soja do mundo, expandirá a capacidade de moagem do grão em mais de 10% neste ano, embora já tenha capacidade excedente. As esmagadoras devem adicionar mais de 12 milhões de toneladas de soja à capacidade anual de processamento em 2012, informou nesta quarta-feira o Centro Nacional de Informação de Óleos e GRÃOS do país (CNGOIC, na sigla em inglês).

Anteriormente, o CNGOIC previa que a capacidade anual de moagem de soja da China alcançaria 125 milhões de toneladas até o final do ano, volume mais de duas vezes maior que a demanda de cerca de 60 milhões de toneladas.

No ano passado, o país acrescentou mais de 15 milhões de toneladas à capacidade de processamento de oleaginosas - maior aumento desde 2004, de acordo com o centro. A maioria das novas unidades de esmagamento destina-se à soja. A estatal COFCO e suas subsidiárias lideram a expansão. Em 2011, elas abriram novas instalações em Guangxi e Tianjin, com uma capacidade combinada de 8 mil toneladas por dia, o equivalente a cerca de 3 milhões de toneladas por ano.

Além disso, a COFCO concluiu três unidades capazes de processar tanto soja como colza nas províncias Hubai e Anhui, de acordo com o relatório do CNGOIC. As três instalações têm capacidade combinada de 3 mil toneladas por dia, ou cerca de 1,1 milhão de toneladas por ano, acrescentou o centro.

a China National Grain Reserves Corp. reforçou a presença no mercado ao iniciar as atividades em duas novas processadoras de soja em Guangdong e Jiangsu, capazes de esmagar 6 mil toneladas por dia, ou 2,2 milhões de toneladas por ano. A Yihai Kerry Investment Co., uma subsidiária da cingapuriana Wilmar International Ltd. na China, elevou a sua capacidade diária de moagem em 2 mil toneladas ao colocar mais uma esmagadora em operação, mostrou o relatório.

A Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC, na sigla em inglês) revelou anteriormente que o governo chinês planeja limitar a capacidade de moagem de soja a 95 milhões de toneladas por ano até 2015, bem como desativará algumas processadoras com tecnologias ultrapassadas. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário