quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sete Perguntas para MIKE MACK

Veículo:
EXAME 
Editoria:
SETE PERGUNTAS  
Data:
04/02/2012 
Assunto:
SAFRAS 
Tamanho
da fonte
A -A +

A batalha pelo primeiro lugar será dura
Para o presidente da Syngenta, multinacional suíça da área agrícola, o Brasil terá de passar pela China para ser o maior produtor de alimentos do mundo

FABIANE STEFANO

O AMERICANO MIKE MACK VEM AO BRASIL PELO MENOS DUAS VEZES AO ANO e sempre se surpreende com os avanços da agricultura local. À frente da Syngenta, empresa suíça que investe 1bilhão de dólares em pesquisa agrícola, Mack diz que o Brasil é um modelo para o mundo por ter transformado a agricultura num dos setores mais importantes da economia. Ele acredita que o país vai desbancar os Estados Unidos da liderança na produção de soja. Mas, em outras culturas, a competição chinesa será dura.

1) como alimentar um mundo de 7 bilhões de pessoas?

Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas passam fome. Isso significa, aproximadamente, um entre seis habitantes. Em1960, era um entre três. Ou seja, avançamos muito. O problema é que a população continua a crescer.

2) Nos anos 60, muitos previram o fim da fome mundial, com o uso de novas sementes e práticas agrÍcolas. Isso não aconteceu. Por quê?

A revolução verde reduziu, sim, a incidência da fome em relação ao total da população mundial. Mas a queda da fome não é uma questão exclusivamente tecnológica. A maioria das pessoas que passam fome hoje é de agricultores.

3) Por quê?

Porque são pessoas que estão fora da cadeia produtiva. São pequenos produtores empobrecidos e que, basicamente, estão no nível de subsistência.

4) Como a tecnologia poderia ajudar os produtores agrícolas que estão na base da pirâmide social?

Aumentar a tecnologia disponível no meio agrícola não significa dar um celular para um camponês na China ou na India. O avanço da produtividade da soj abrasileira, que saiu de 1,8 tonelada por hectare para 4,7 toneladas, não aconteceu num passe de mágica. Para usar bem a tecnologia, é preciso usar soluções de mercado. Em muitos casos, essa é uma das peças do quebra-cabeça que está faltando.

5) Qual é o papel do Brasil no fornecimento de alimentos para o mundo?

O Brasil já é um dos principais países agrícolas, e sua produção continuará a crescer. Mas sua maior contribuição foi mostrar que, com políticas públicas e investimentos continuados por três décadas, é possível transformar a agricultura num dos setores mais importantes da economia.

6) O Brasil, terceiro maior produtor de alimentos, quer ser o primeiro. É possível?

O Brasil é abençoado em termos de recursos naturais e será o líder na produção de soja. Também continuará a ser o maior produtor de cana-de-açúcar. Mas, no caso do milho, os Estados Unidos, o país líder na produção de alimentos, são imbatíveis. E a China, o segundo maior produtor agrícola, tem expandido sua produção em GRÃOS. O Brasil vai ser o líder em muitas áreas agrícolas, mas não em todas.

7) A China e o maior concorrente do Brasil nessa corrida pelo primeiro lugar?

Nos Estados Unidos, não dá para expandir a área agrícola. Por isso é possível que a China venha a se tornar o maior produtor agrícola do mundo, mas lá também há problemas. Embora tenham muito dinheiro, os chineses precisam enfrentar desafios enormes. Milhões de produtores utilizam métodos arcaicos, o que reduz a produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário