quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Produtividade manteve-se estável entre 2000 e 2009

06/02/2012 07:43
Os setores que mais se destacaram foram os da agropecuária, com 4,3% e da indústria extrativa, com 1,8%
Fotos: Sidney Murrieta
O técnico de Planejamento e Pesquisa da Dimac, Gabriel Coelho, que apresentou o estudo e o assessor técnico da Presidência do Ipea Murilo Pires
Comunicado do Ipea nº 133 - Produtividade no Brasil nos anos 2000-2009: análise das Contas Nacionais concluiu que a produtividade do trabalho no país manteve-se praticamente estável entre 2000 e 2009, com variação anual de 0,9%. Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira, em Brasília, pelo técnico em Planejamento e Pesquisa da Diretor Adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac), Gabriel Squeff.
De acordo com o pesquisador, para chegar a esses resultados foi utilizada a razão entre o valor adicionado, a preços constantes de 2000 na produção, e o número de empregados em cada atividade econômica no país. “Os setores que mais se destacaram foram os da agropecuária, com 4,3% e da indústria extrativa, com 1,8%”, disse. Gabriel acrescentou que no setor de serviços o avanço foi de 0,5%.
Para o pesquisador, o grande problema é a falta de inovação tecnológica, que estaria acontecendo na economia brasileira como um todo. Segundo ele, a manutenção desses resultados diante do atual cenário de crise econômica mundial é preocupante quando se almeja um desenvolvimento calcado na indústria e na sustentabilidade. Nesse aspecto, ele ressaltou que o Brasil necessita ampliar suas condições de competitividade externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário