sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Setor de alimentos precisa reduzir dependência, diz FAO

Conforme o órgão, o segmento responde por cerca de 30% do consumo global de energia e produz mais de 20% das emissões de gases do efeito estufa no mundo

  • Gabriela Mello
O sistema global de alimentos deve diminuir a sua dependência dos combustíveis fósseis, a fim de alimentar a crescente população mundial. A informação é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que divulgou relatório durante a conferência sobre mudança climática em Durban, na África do Sul. De acordo com o documento, o setor de alimentos responde por aproximadamente 30% do consumo global de energia e produz mais de 20% das emissões de gases do efeito estufa no mundo.
– Há uma preocupação justificável de que a atual dependência do setor de alimentos dos combustíveis fósseis pode restringir a sua capacidade para suprir as demandas globais. O desafio é dissociar os alimentos da oscilação e das altas dos preços dos combustíveis fósseis – revela o diretor-geral-adjunto da FAO para Meio Ambiente e Recursos Naturais, Alexander Mueller.
 A volatilidade dos combustíveis fósseis significa que os sistemas agroalimentares devem mudar para um modelo energético inteligente, segundo ele.
– O setor global de alimentos precisa aprender como usar a energia de maneira mais sensata. Em cada estágio da cadeia de abastecimento, as atuais práticas podem ser adaptadas para consumirem menos energia – afirma.
Mueller aponta que a energia pode ser usada de modo mais eficiente a baixo ou nenhum custo para as práticas agrícolas existentes. Tais medidas incluem a utilização de máquinas eficientes no que se refere ao consumo de combustível, a aplicação de adubos compostos e fertilizantes de precisão, a adoção de práticas de plantio direto e o cultivo de variedades menos dependentes de insumos.
Conforme a FAO, após a fase de colheita, a melhora da infraestrutura, do isolamento das instalações de estocagem, bem como a redução de embalagens e do desperdício de alimentos também podem reduzir o uso de energia no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário