segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Venezuela multa Nestlé em US$ 88 mil por estocar cerca de 25 toneladas de leite em pó


Penalidade remete a uma nova lei que regula os preços de todos os bens e serviços no país e que tem por objetivo conter a elevada inflação interna

  • Filipe Domingues
A Venezuela multou a companhia suíça de alimentos Nestlé em US$ 88 mil por estocar cerca de 25 toneladas de leite em pó infantil, de acordo com a imprensa local. Autoridades afirmaram que a Nestlé reteve leite em seus estoques no leste da Venezuela e não o colocou no mercado. A penalidade remete a uma nova lei que regula os preços de todos os bens e serviços no país. O objetivo da lei é conter a elevada inflação interna, que chegou a 22,7% neste ano.
– O leite precisa ser levado ao ponto de venda e o estoque será auditado, de modo que carregamentos futuros do produto possam ser distribuídos – disse Arquimedes Barrios, da agência de proteção ao consumidor Indepabis.
Líderes de companhias reclamam que a lei é um golpe na economia de mercado e alertam que a carência de oferta resulta da coação do governo. A Nestlé justificou que não pode entregar o leite por causa da falta de caminhões.
No início do mês, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mencionou a mesma lei ao atacar a italiana Parmalat, ameaçando-a de expropriação por estocar 210 toneladas de leite em pó. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário