quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ex-presidente Lula recebe Prêmio Mundial da Alimentação nos Estados Unidos

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2011/10/ex-presidente-lula-recebe-premio-mundial-da-alimentacao-nos-estados-unidos-3523994.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+RuralBR+%28Not%C3%ADcias+-+RuralBR%29
13/10/2011 | 06h51


Cerimônia será realizada nesta quinta, dia 13, em Des Moines, capital do Iowa

  • Gustavo Bonato | Des Moines (EUA)
O ex-presidente Lula recebe nesta quinta, dia 13, uma homenagem considerada por muitos como o Prêmio Nobel do setor da alimentação e agricultura. Lula vai dividir o palco com o ex-presidente de Gana, John Agyekum Kufuor. Ambos foram escolhidos para receber o World Food Prize, o Prêmio Mundial da Alimentação, em uma cerimônia que será realizada em Des Moines, capital do Iowa, Estados Unidos.
 
Desde o início desta semana a pacata cidade do Meio Oeste norte-americano recebe quase dois mil visitantes que participam de discussões sobre o desafio de abastecer um planeta onde a demanda por alimentos não para de crescer. O ponto alto da programação será uma cerimônia pomposa, marcada para a noite desta quinta, no palácio que abriga o poder legislativo de Iowa.
 
Lula e Kufuor recebem o prêmio pelos esforços de seus governos no combate à fome e à pobreza. Eles vão dividir os US$ 250 mil que normalmente são oferecidos aos laureados. É a primeira vez, nos 25 anos do World Food Prize, que governantes são escolhidos.
 
A premiação foi criada em 1986 pelo norte-americano Norman Borlaug, cientista que venceu um Prêmio Nobel da Paz por suas pesquisas e contribuição para o aumento da produtividade das lavouras e combate à fome em meados do século passado. 
 
Na sexta, dia 14, ainda na capital de Iowa, o ex-presidente Lula deve realizar uma conferência sobre políticas públicas de segurança alimentar.
 
* Gustavo Bonato viajou para Des Moines a convite do Departamento de Estado dos EUA
CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário