quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Serviço Pastoral dos Migrantes disponibiliza na internet livro 'Grandes Obras e Migrações'


13.10.11 - BRASIL

A-A+

Adital -
Qual o papel das "Grandes Obras"? Foi com essa temática que, no dia 13 de maio de 2011, o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), em parceria com o Centro de Estudos Migratórios e o Instituto Teológico do Estado de São Paulo, realizou o seminário ‘Grandes Obras e Migrações', na capital paulistana. Igrejas, universidades, movimentos sociais e governos debateram a problemática das super obras e os seus desdobramentos para a sociedade. O fruto deste debate foi o livro "Grandes Obras e Migrações".
As consequências dos megaempreendimentos para a população, sobretudo indígenas, ribeirinhos, pescadores e pequenos agricultores, assim como o favorecimento ao superaquecimento do Planeta; destruição de biomas; redução da biodiversidade; escassez de água potável e os riscos à produção e distribuição de alimentos para a humanidade, foram os temas centrais abordados pelo evento.
Além dos temas ambientais, também entraram em discussão as divergências entre governos, empresas de capital privado, universidades, movimentos e organizações sociais e Igrejas, que alertam para a exploração dos recursos naturais e as violações de direitos humanos visíveis na destruição de floras, consequente vulneração da fauna, deslocamentos populacionais forçados, criminalização de movimentos sociais e assassinatos de camponeses e suas lideranças.
Todas essas discussões e reflexões geradas durante o seminário culminaram na organização do livro "Grandes Obras e Migrações", que reúne as propostas desenvolvidas pelos participantes para a construção de um novo desenvolvimento sustentável que possa garantir o cumprimento dos direitos humanos, possibilitar o protagonismo das populações envolvidas, estabelecer a justiça social e o pleno exercício da democracia.
O livro é constituído de textos de Dom Demétrio Valentini, Dom Antonio Possamai, Dom Luis Cappio, Ana Lucia Lima Barros Dolabella, Talita de Souza Correia, Carlos Bernardo Vainer, Oswaldo Sevá e Luis Dalla Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário