quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eldorado faz megacompra de máquinas

Valor Econômico
24/nov/2010

A Eldorado Brasil, produtora de celulose que tem como acionistas a holding J&F, controladora da JBS, e a MCL Empreendimentos, do empresário Mário Celso Lopes, acaba de fechar uma das maiores compras de equipamentos já feitas pela indústria brasileira. São quase R$ 2,5 bilhões - mais de 50% do orçamento para implantação da nova fábrica - contratados com Andritz Brasil e Metso Paper, grandes fornecedoras mundiais do setor. Com a compra dos equipamentos, a Eldorado confirmou a previsão de início das operações em Três Lagoas (MS) para o segundo semestre de 2012. A unidade terá capacidade para produção de 1,5 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada de eucalipto e será a maior linha única de produção da fibra no mundo. (Págs. 1 e B9)




Fibria recebe parecer favorável do Cade

Autor(es): Juliano Basile | De Brasília
Valor Econômico - 25/11/2010
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/11/25/fibria-recebe-parecer-favoravel-do-cade

 
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, ontem, todas as operações societárias feitos pelos grupos Votorantim e Aracruz Celulose que levaram à criação da Fibria.
O negócio foi um dos maiores já realizados no setor de celulose no Brasil e deu o controle do capital votante da Aracruz para a Votorantim. Ao fim, ele foi aprovado, por unanimidade, pelo órgão antitruste, sem a imposição de restrições.
Os conselheiros seguiram o voto do relator, Carlos Ragazzo. Ele concluiu que as operações de compra de participações acionárias feitas pelas empresas não vão causar prejuízos à competição, pois o mercado conta com empresas internacionais que atuam fortemente no Brasil. No segmento de fibra curta branqueada, a união entre Votorantim e Aracruz aumentaria em 1,1% a concentração. Esse é o percentual da última empresa, enquanto a primeira detém 29,1% de participação nas vendas do produto.
As operações foram realizadas em várias etapas. Primeiro, a Votorantim adquiriu 28% que o grupo Lorentzen tinha na Aracruz. Essa aquisição só foi efetivada com a autorização do grupo Safra. Em seguida, a Votorantim comprou ações ordinárias da Arapar e da São Teófilo na Aracruz. O BNDES também aumentou a sua participação nessa última empresa.
A International Paper, a Suzano, a Cenibra, a Veracel, a Nobrecel e a Jari não manifestaram oposição à criação da Fibria. A Jari chegou a dizer que a nova empresa fortalece a posição das empresas de eucaliptos do Brasil no mercado internacional.
A advogada Gianni Nunes de Araújo, que defende a Votorantim, disse que o mercado de celulose está aberto a novos investimentos das companhias que atuam no setor e também para empresas de outros setores. "Nos últimos anos, foram anunciados inúmeros investimentos por outros grupos, como o Suzano, que estaria triplicando de tamanho, e o Jarí", disse Gianni. "Além disso, o mercado de celulose tem sido um atrativo para grupos internacionais. Segundo a advogada, há investimentos de mais de cinco milhões de toneladas no Brasil, o que representa mais de 50% da capacidade instalada de celulose no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário