terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exportações de soja por Paranaguá sobem 16% no ano, até setembro


03/10/2011 | 21h50
China foi o principal destino do grão, com quase quatro milhões de toneladas enviadas
A movimentação de mercadorias pelos portos de Paranaguá e Antonina nos nove primeiros meses do ano registrou alta de 7% em comparação com o mesmo período de 2010, passando de 29,2 milhões de toneladas para 31,3 milhões. Entre os grãos, o destaque ficou com a soja, que teve aumento de 16,6% nas exportações entre janeiro e setembro na comparação com os nove primeiros meses do ano anterior.
Segundo nota da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, das 5,9 milhões de toneladas de soja embarcadas, quase quatro milhões de toneladas foram enviadas para a China, principal destino do grão exportado por Paranaguá. Holanda e Taiwan fecham o ranking dos principais destinos da soja que sai pelo terminal paranaense.
As exportações de açúcar também registraram alta no período. Foram 3,2 milhões de toneladas, volume 19,5% superior ao registrado em 2010. Considerando o total das exportações de granéis sólidos, o Porto de Paranaguá movimentou 14,4 milhões de toneladas, alta de 4% em relação a 2010.
Já nas importações, os fertilizantes apresentaram aumento de 34% em relação a 2010. Foram seis milhões de toneladas de fertilizantes importados, o que mantém o Porto de Paranaguá na liderança nacional na importação do produto. Os principais países de origem dos fertilizantes importados por Paranaguá são Rússia, Canadá e Bielo-Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário