terça-feira, 4 de outubro de 2011

União Europeia alerta para importância de programa alimentar regional

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2011/10/uniao-europeia-alerta-para-importancia-de-programa-alimentar-regional-3511876.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+RuralBR+%28Not%C3%ADcias+-+RuralBR%29
03/10/2011 | 16h51


Esquema de ajuda alimentar para os mais desprovidos da UE deve continuar a garantir as metas da Política Agrícola Comum
Com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte, a Comissão Europeia alertou nesta segunda, dia 3, os países-membros do bloco para que salvem um programa de ajuda alimentar para distribuir refeições aos mais pobres na Europa. O comissário europeu para relações sociais, Laszlo Andor, vai traçar uma proposta com o intuito de evitar uma redução de 80% na ajuda durante o próximo ano, em conversa com ministros de relações sociais hoje.

– Esperamos muito que essa proposta leve o debate adiante, portanto poderemos ter rapidamente uma decisão – disse o porta-voz da comissão, Roger Waite.
O orçamento de 480 milhões de euros da União Europeia (UE) para ajuda alimentar a 18 milhões de pessoas pobres pode ser cortado para 113,5 milhões de euros a partir do ano que vem. O esquema foi estabelecido em 1987 sob a Política Agrícola Comum (CAP, na sigla em inglês) e foi ameaçado em abril, quando a Corte de Justiça da UE, a pedido da Alemanha, afirmou que o programa poderia ser usado a partir dos estoques de alimentos da UE.
Mas os estoques caíram nos últimos anos devido a reformas no esquema de apoio agrícola do bloco para que o mercado pudesse orientar melhor os preços, forçando a utilização de moeda da UE em vez da compra de oferta no mercado para alimentar os pobres. A Alemanha e outros países argumentaram contra o uso de recursos da CAP para o esquema.
A nova proposta apresentada por Andor localiza o esquema sob uma responsabilidade combinada de coesão em políticas agrícolas e sociais, que visam combater as diferenças sociais entre os 27 países-membros.

"O esquema de ajuda alimentar para os mais desprovidos da UE deve continuar a garantir as metas da CAP. Ao mesmo tempo, também deve visar ao fortalecimento da coesão social da União", diz um rascunho da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário