quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PRODUTOR BANCA SAFRAS RECORDE NO MATO GROSSO

BOAS SAFRAS DÃO "AUTONOMIA" A PRODUTOR DE MT
Autor(es): Por Gerson Freitas Jr. | De Sorriso (MT)
Valor Econômico - 25/01/2012

Maior produtor de soja do país, o Mato Grosso nunca plantou tanto. Na safra que começou a ser colhida nos últimos dias, foram mais de 6,9 milhões de hectares - quase o tamanho da Irlanda. As expectativas convergem para uma produção igualmente recorde, acima de 22 milhões de toneladas, possivelmente com produtividade acima da média. A nova safra, a quinta consecutiva com aumento de produção, consolida a retomada sustentável do agronegócio mato-grossense após a crise da dívida na metade da última década.
A quebra de recordes na produção consolida também a maior independência dos grandes agricultores em relação aos empréstimos bancários, ao crédito oficial, progressivamente menor, e aos sucessores do Estado no financiamento aos produtores da região, as tradings. Segundo a Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso, a participação das empresas no funding da última safra foi de apenas 18% - em 2005, forneciam quase metade dos recursos.

Para um viajante desavisado, rodar de carro pela principal estrada de Mato Grosso, a BR-163, rumo ao norte do Estado, é espantar-se com as imensas plantações de soja, que se estendem até onde a vista alcança, por várias centenas de quilômetros.
Maior produtor de soja do país, Mato Grosso nunca plantou tanto. Na safra que começou a ser colhida nos últimos dias, foram mais de 6,9 milhões de hectares - quase o tamanho da Irlanda -, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
No momento em que as colheitadeiras começam a ganhar o campo, as expectativas convergem para uma produção igualmente recorde. O uso de grandes volumes de adubo no plantio e o clima favorável durante o desenvolvimento das lavouras sinalizam produtividades acima das médias históricas, embora seja crescente a preocupação com a chuvas recentes (ver abaixo).
Se tudo correr como o esperado nas próximas semanas, o volume de soja deverá ultrapassar a barreira das 22 milhões de toneladas. "Mesmo que a produtividade não seja a esperada, o simples aumento da área plantada deve garantir uma safra recorde", disse Marcos Rubin, sócio da Agroconsult, durante expedição promovida pela consultoria pelas lavouras do Estado.
A nova safra marca o quinto ano seguido de aumento da produção e consolida o processo de recuperação do agronegócio mato-grossense após a crise da dívida que manteve o setor praticamente paralisado na segunda metade da última década.
Os preços das commodity ainda não retornaram aos patamares pré-crise de 2008, mas encontram-se muito acima das médias históricas e suficientemente altos para garantir lucros polpudos aos agricultores.
Capitalizados após uma sequência de boas safras, eles saldam as dívidas e retomam os investimentos. Só na última safra, a área plantada registrou uma expansão de quase 500 mil hectares - a maior em sete anos. Apesar disso, a área é apenas 11% maior do que aquela observada em 2005.
O último grande ciclo de investimentos em Mato Grosso aconteceu entre o fim dos anos 1990 e o início da última década. Estimulados por novas linhas de financiamento para a compra de máquinas, como o Moderfrota, e pela conjuntura favorável, os produtores mais que dobraram a área cultivada de 1999 a 2005 - de 2,9 milhões para 6,2 milhões de hectares.
O resultado foi uma grave crise de endividamento, inúmeros calotes e sucessivas prorrogações das dívidas de custeio e investimento. Como consequência, a área plantada com soja encolheu em mais de 1 milhão de hectares em 2006 e só voltou a superar a marca de 6 milhões de hectares em 2009.
Rubin afirma que o agronegócio mato-grossense passa por um novo ciclo de expansão, mais "sustentável" que o do início da última década. "O produtor está mais comedido em seus investimentos. E, como está muito capitalizado, é bem menos dependente do crédito quando decide investir".
O produtor Sérgio Stefanello, da Fazenda Porta do Céu, é um exemplo. Com cerca de 9 mil hectares plantados, adquiriu no último ano cinco novas colheitadeiras, dois pulverizadores, quatro tratores e quatro plantadeiras. Pagou 60% de todo o investimento do próprio bolso, financiando apenas 40%. "Há alguns anos, financiávamos 110% do investimento", brinca. "Hoje, conseguimos renovar o parque de máquinas sem se endividar muito".
Ferrarin, produtor em Sorriso, lembra que acesso a financiamento é difícil
Com cerca de 1,6 mil hectares plantados, o produtor Jeferson Milanez Bif, da Fazenda Primavera, mostra o armazém com capacidade para quase 500 mil sacas recém-concluído. A nova estrutura consumiu cerca de R$ 2,5 milhões, tirados integralmente do bolso. "Fui atrás do empréstimo, mas a demora é grande. Quando me ligaram dizendo que o financiamento havia sido liberado, a obra já estava quase pronta", diz.
Amauri Salviano Jr., gerente-geral da Araguaia Agrícola, concessionária de máquinas agrícolas na região de Sorriso, conta que os recursos próprios custearam cerca de 40% das vendas de tratores e colheitadeiras na região no ano passado. "Há alguns anos, era tudo financiado". Segundo ele, a tendência é que a participação dos financiamentos cresça, à medida que os juros caiam. "As taxas praticadas hoje nas linhas oficiais, próximas de 6,5%, já são muito atraentes", afirma.
Darci Ferrarin, proprietário da Fazenda Santa Maria da Amazônia, de Sorriso, diz que muitos produtores da região ainda têm dificuldade em acessar as linhas de financiamento devido a pendências relacionadas à questão fundiária e ao processo de renegociação das dívidas passadas. "As exigências aumentaram muito, e às vezes o produtor não consegue apresentar todos os documentos e certificados necessários".
Segundo Rubin, a capitalização dos agricultores é resultado não só de uma sequência de boas safras e preços atraentes no mercado internacional. "O aumento das restrições ambientais, que dificulta novos desmatamentos, a forte valorização das terras já agricultáveis e o pagamento de dívidas passadas nos últimos anos colocaram um freio nos investimentos e deixaram o produtor com mais recursos em caixa", resume.
Além disso, a crise dos anos 2000 concentrou uma fatia maior da produção nas mãos de grandes grupos, mais capitalizados. Segundo a Federação de Agricultura do Mato Grosso (Famato), os 20 maiores grupos produtores, que em 2005 detinham 9% da área plantada no Estado, hoje detêm 19%.
Os produtores também usam mais recursos próprios para financiar o custeio da safra, a conta que inclui a aquisição de fertilizantes, agrotóxicos e sementes. "Quando se tem o dinheiro para comprar à vista, você reduz em 15% a 20% seu custo de produção. Nosso lucro está na compra e não na venda", diz Ferrarin, que pagou à vista metade dos insumos consumidos no plantio de 14 mil hectares de soja na última safra.
O cenário também deixa os produtores menos dependentes das tradings na hora de se financiar. Segundo a Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja), a participação dessas empresas no "funding" desta safra foi de apenas 18%, enquanto os recursos próprios dos produtores representaram cerca de 35%.
Por volta de 2005, as tradings respondiam por quase metade dos recursos, e os recursos próprios não superavam 22%. "A estrutura de financiamento da safra vem mudando nos últimos anos, sinalizando maior uso de recursos próprios em detrimento das tradings e do sistema financeiro", afirma Rubin.
Mesmo assim, o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, vê com cautela o novo ciclo de investimentos. "O produtor precisa levar em conta que os níveis de rentabilidade atuais são um ponto fora da curva. A realidade não é essa e pode pegar muita gente de surpresa", afirma.

Busca de rentabilidade estimula diversificação

Valor Econômico - 25/01/2012
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/1/25/busca-de-rentabilidade-estimula-diversificacao

Com dificuldades para ampliar a área plantada com soja em algumas regiões, reflexo do aperto contra os desmatamentos e da forte valorização das terras nos últimos, os produtores de Mato Grosso investem para aumentar a rentabilidade de suas áreas. Com os preços do milho e das carnes em alta, muitos agricultores que antes se dedicavam basicamente à soja começam a explorar essas opções.
Em 2012, os produtores do Estado vão plantar a maior safrinha de milho da história. De acordo com estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), serão 2,2 milhões de hectares, um aumento de 25% em relação à safra passada. A colheita está prevista em 9,8 milhões de toneladas, salto de 40%.
Odair Mantovan Jr., proprietário da Fazenda Filadelfia, em Nova Mutum, vai ocupar todos os 900 hectares de que dispõe para o plantio de milho após a colheita da soja. Segundo ele, mais de 60% do grão, que começa a ser colhido daqui a três meses, foi vendido com antecipação. "Aqui todo mundo vai plantar milho na safrinha. Estamos animados".
Segundo Sérgio Stefanello, da Fazenda Porta do Céu mais da metade dos 340 mil hectares plantados com soja na região de Campo Novo do Parecis neste ano devem dar lugar ao milho após a colheita da oleaginosa. "Se os produtores tiverem sucesso neste ano, essa área deverá crescer muito no ano que vem", aposta.
Marcos Rubin, sócio da Agroconsult, explica que o avanço da safrinha obriga os produtores a plantar variedades de soja mais precoces e, sobretudo, a investir em máquinas maiores. "Cada vez mais, o agricultor terá de colher e plantar mais rápido para não perder os prazos ", afirma.
Mas o milho não é a única opção. "Estamos partindo para a diversificação, para a agregação de valor. Há poucos anos, plantávamos apenas soja. Hoje, plantamos soja, algodão, milho e feijão e temos um confinamento bovino com 4 mil cabeças. Dobramos o faturamento da fazenda sem ampliar a área", afirma Darci Ferrarin, da Fazenda Santa Maria da Amazônia, na região de Sorriso.
Jeferson Milanez Bif, proprietário da Fazenda Primavera, em Ipiranga do Norte, também vem diversificando seu negócio. O produtor, que planta cerca de 1,6 mil hectares de soja em suas terras, cultiva outros 4 mil de feijão em parceria com agricultores da região. O produto é estocado e beneficiado na própria fazenda. No ano passado, montou um confinamento bovino para a engorda de até 2 mil cabeças. "Estamos agregando valor", afirma.
Veículo:
A GAZETA - MT 
Editoria:
OPINIÃO  
Data:
25/01/2012 
Assunto:
Tamanho
da fonte
A -A +
E o mundo gira...! (Artigo)
Profeticamente em 1975 o então governador José Garcia Neto escolheu o slogan de seu governo e chegou a ser criticado por isso: "Mato Grosso Estado Solução". Como ex-deputado federal e uma vivência política de 30 anos até a época, ele antevia o futuro do Estado que naquele instante experimentava a migração de larga escala de brasileiros de todas as regiões, do Sul e do Sudeste, especialmente, para a "Marcha para o Oeste". O destino era ocupar a Amazônia, um projeto estratégico dos governantes militares do Brasil.Lá se vão mais de 30 anos. Tempo mais do que suficiente para que a profecia do ex-governador seja reconhecida como verdade e retrate o começo de um futuro de multiplicações. Vamos aos fatos que são a proposta deste artigo. As questões econômicas mundiais apontam para a mudança dos eixos tradicionais do poder mundial. A equação mundial será alimentos, etanol (combustível renovável e limpo) e recursos minerais. Num futuro médio, a água também será motivo de grande cobiça.
O Centro-Oeste brasileiro reúne todas as condições de preencher essa posição de liderança em GRÃOS, carnes, etanol e água. Aliás, essa riqueza foi profetizada pelo sacerdote italiano Dom Bosco, em 1883, referindo-se ao planalto central brasileiro.
Ele disse: "Eu enxergava nas vísceras das montanhas e nas profundezas da planície. Tinha, sob os olhos, as riquezas incomparáveis dessas regiões, as quais, um dia, serão descobertas. Eu via numerosos minérios de metais preciosos, jazidas inesgotáveis de carvão de pedra, de depósitos de petróleo tão abundantes, como jamais se acharam noutros lugares. Mas não era tudo. Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago. E então uma voz me disse, repetidamente: 'Quando vierem escavar os minerais ocultos no meio destes montes, surgirá aqui a Terra da Promissão, fluente de leite e mel. Será uma riqueza inconcebível".
A proposta deste artigo é registrar o paralelo entre a realidade mundial atual, a profecia e a realidade regional que o Centro-Oeste, chamado de planalto central na profecia, já atingiu.
O que nos parece grave vem como exemplo da China que tomou três medidas macroeconômicas recentes: investir e explorar todos os tipos de energia em qualquer lugar no mundo; investir em infraestrutura para facilitar o transporte a fontes de alimento em qualquer lugar no mundo e, por fim, investir na produção e na compra de alimentos em qualquer lugar no mundo. Se considerarmos que a China tem 1 bilhão e 400 bilhões de boca para alimentar, estas propostas soam com um apocalipse! Onde eles encontrariam tanta comida? A resposta está no Planalto Central brasileiro. Num artigo próximo trarei o impacto atual da presença estrangeira dos Estados Unidos, da Europa, do Japão e da China na região em busca de comida, de terras e de água na região.
Agora, porém, gostaria de deixar a reflexão: com essa onda mundial enorme vinda em nossa direção, arrombando tudo na sua passagem pra garantir a sobrevivência de bilhões de pessoas no mundo lá fora, nós brasileiros do Centro-Oeste, e nós de Mato Grosso estamos prontos para lidar com ela?
Mas a pergunta mais crucial é: estamos nos preocupando com isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário