sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dengue: aumento de 100% dos casos

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/11/12/dengue-aumento-de-100-dos-casos/?searchterm=dengue

Autor(es): Agencia o Globo/Jailton de Carvalho
O Globo - 12/11/2010
 
Número de pessoas contaminadas cresce e pode chegar a um milhão logo



O número de pessoas contaminadas pela dengue este ano no país está crescendo de forma alarmante e pode bater a casa do um milhão nas próximas semanas. O Ministério da Saúde informou ontem que, de janeiro até 16 de outubro, foram notificados 936.260 novos casos da doença. Os dados indicam um aumento de quase 100% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 489.819 casos. O número de mortes supostamente provocadas pela dengue também aumentou de 312, ano passado, para 592 este ano.



A doença se expandiu também no Rio de Janeiro, e o estado é apontado pelas autoridades sanitárias como uma das regiões de alto risco de epidemia. Preocupado com o alastramento da doença, e principalmente com a volta do vírus tipo 1, o ministro José Gomes Temporão lançou mais uma edição da campanha nacional de combate à dengue e elevou o tom do alerta contra a ameaça. As medidas estão orçadas em R$1 bilhão. Temporão deve viajar para todos os dez estados em situação mais grave, a partir da próxima semana.

- Esse é um problema muito grave de saúde pública - disse o ministro.

Pelo balanço do ministério, foram notificados 207.142 casos de dengue em Minas Gerais, 202.312 em São Paulo, 91.512 em Goiás e 63.11 no Mato Grosso do Sul. Estes são os estados em que a doença mais avançou.

O Rio de Janeiro está numa posição intermediária na lista nacional. No estado, foram notificados 18.880 casos da doença entre janeiro e 16 de outubro deste ano. Deste total, 37 teriam resultado em morte. Os números estão bem acima dos dados do ano passado, quando foram anotados 6.513 casos da doença, com sete mortes.



Rio de Janeiro é uma das áreas de alto risco de epidemia em 2011

Para as autoridades sanitárias brasileiras, a situação pode se tornar mais grave ainda no Rio no ano que vem. Técnicos do Ministério da Saúde incluíram o estado na lista de áreas de alto risco de epidemia de dengue em 2011. Segundo Temporão, as autoridades sanitárias não terão condições de enfrentar sozinhas o problema. Para o ministro, é preciso mobilizar também outros setores do governo federal, dos estados, das prefeituras e da própria sociedade.

A expansão dos diversos tipos de vírus da dengue é facilitada pelo acúmulo de lixo dentro e fora de casa e pelo armazenamento de água em vasos, pneus e outros utensílios. Temporão alertou ainda que não há possibilidade de produção de vacina contra a dengue no país nos próximos cinco anos, apesar do avanço das pesquisas no setor. O ministro lembrou ainda que a denguenão é um problema exclusivo do Brasil. Pelo menos 100 milhões de pessoas nas Américas, África e Ásia já contraíram a doença.

Dengue pode virar epidemia em dez Estados

Valor Econômico - 12/11/2010
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/11/12/dengue-pode-virar-epidemia-em-dez-estados/?searchterm=dengue

Pelo menos dez Estados correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue no próximo verão e 15 cidades convivem com o risco de surto da doença. É o que revela levantamento do Ministério da Saúde, divulgado ontem. Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Sergipe e Pernambuco receberão, a partir da semana que vem, visitas do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para reforçar as ações de vigilância e combate à doença.
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) constatou que, nos 15 municípios com risco de surto, foram encontradas larvas do mosquito transmissor em mais de 4% das casas e terrenos vistoriados. Nessa situação estão duas capitais do Norte, Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), 11 municípios da região Nordeste e apenas um do Sudeste. Conforme o relatório, 123 cidades, entre elas 11 capitais (Salvador, Palmas, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória), devem entrar em estado de alerta, pois o índice de infestação ficou entre 1% e 3,9% dos imóveis avaliados.
Em 2009, 169 municípios participaram do levantamento, quando foram identificados dez municípios com risco de surto e 102 em situação de alerta. Este ano, 418 cidades integram o estudo, sendo que 300 já enviaram informações ao governo federal.
O Ministério da Saúde apontou os fatores causadores da doença em cada região do Brasil. No Norte e Nordeste, a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor se deve à ausência de água encanada para a maioria da população, o que obriga os moradores a estocar água em recipientes inadequados. No Sudeste e Sul, a principal causa são os depósitos de água parada nas residências, como vasos de plantas e piscinas descobertas. No Centro-Oeste, a falta da coleta de lixo é o fator predominante.
Para evitar aumento dos casos de dengue nos meses de janeiro a maio, período chuvoso propício à maior incidência da doença, o ministro José Gomes Temporão alertou que os atuais governadores devem passar aos sucessores os programas de ação contra a doença. Segundo o ministro, uma descontinuidade no trabalho de prevenção põe em risco o esforço de contenção dos casos. "É uma responsabilidade intransferível dos governadores", disse Temporão.
O ministro lançou ontem a campanha nacional de combate à dengue para o próximo verão. A principal mensagem da campanha será um alerta sobre a letalidade da doença. Uma pesquisa contratada pelo ministério revelou que o brasileiro dá mais atenção ao tema quando se fala das mortes. Na TV e no rádio serão apresentados casos de pessoas que já contraíram a doença. De janeiro a 16 de outubro deste ano, 936.260 casos de dengue foram notificados e 592 pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário