Autor(es): Alberto Komatsu, de São Paulo | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Valor Econômico - 21/07/2010 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Em apenas dois dias, a feira internacional de aviação de Farnborough, na Inglaterra, surpreendeu o mercado e sinaliza tendência de forte recuperação no segmento comercial. Os principais negócios anunciados pelas maiores fabricantes de aeronaves do mundo mostram movimento potencial de US$ 39,2 bilhões, equivalente a 512 aeronaves. Esse volume, que considera pedidos firmes, opções e direitos de compra, é três vezes e meio maior que a frota aérea da TAM, de 145 aviões - a maior do Brasil. A Embraer destacou-se em termos de unidades vendidas. Entre pedidos firmes, opções, direitos de compra e cartas de intenções, a fabricante brasileira ultrapassou a americana Boeing e acumulou em dois dias 167 pedidos dos modelos 175, 190 e 195. O potencial de negócios é de cerca de US$ 6 bilhões. "Os negócios realizados em dois dias de feira mostram os sintomas de crescimento do transporte aéreo no mundo inteiro", afirmou o consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio. "E grandes vendas foram realizadas na América do Sul, no Oriente Médio e por empresas de leasing", acrescentou ele, lembrando que o perfil das compras mostra a aposta em aviões para mercados domésticos ou, no máximo, continentais. O anúncio ontem da encomenda do grupo chileno LAN de 50 aeronaves da Airbus, modelos A320, alçou a fabricante europeia ao primeiro lugar em unidades negociadas. Em dois dias, são 172 aeronaves com potencial de geração de recursos de US$ 15 bilhões. Ainda na América do Sul, a Azul Linhas Aéreas confirmou ontem a compra de 20 turboélices da fabricante franco-italiana ATR, modelo 72-600 para 70 passageiros, que só começarão a ser entregues no ano que vem. A quarta maior empresa aérea brasileira também fechou 20 opções desse modelo que, se forem exercidas, levam o negócio a US$ 850 milhões. "Inicialmente o plano de frota previa 21 aviões até o fim de 2010, mas vamos fechar o ano com 26 unidades. Estamos operando atualmente em 22 cidades e deveremos encerrar 2010 com mais quatro cidades", afirmou o presidente da Azul, Pedro Janot. O executivo conta que a ideia é operar os turboélices em cidades de médio porte, que ficam num raio de 800 quilômetros do Aeroporto de Viracopos (Campinas), por exemplo. Sampaio disse que o negócio anunciado pela Azul mostra que ela está optando por uma diversificação de sua frota. Inicialmente, lembra ele, o planejamento da Azul previa jatos da Embraer modelos 190 e 195, para 106 e 118 passageiros, respectivamente. "A Azul começou pregando a filosofia de voos ponto a ponto a partir de Viracopos. Ela agora está diversificando sua frota para baixo, com aviões de menor capacidade", disse Sampaio. Janot, por sua vez, afirmou que o objetivo da compra dos turboélices é alimentar as rotas que são operadas pelos jatos da Embraer. A americana Boeing anunciou ontem que a nova empresa de leasing Air Lease Corp. encomendou 60 aeronaves 737-800, num volume de recursos de US$ 5,2 bilhões. Nos dois dias de feira, a Boeing acumula 130 pedidos e US$ 17,3 bilhões em potencial de negócios. Embraer fecha dois contratos que podem ultrapassar US$ 5,5 bilhões
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quarta-feira, 21 de julho de 2010
Aéreas investem em grandes compras
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/7/21/aereas-investem-em-grandes-compras
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