Um dos maiores fast foods do mundo, a rede de lanchonetes americana Burger King cedeu à pressão do Greenpeace e anunciou o cancelamento dos contratos de compra de óleo de dendê produzido pela Sinar Mas. A notícia foi divulgada hoje na página do Facebook da companhia.
De acordo com Rolf Skar, coordenador de campanha de Florestas do Greenpeace Estados Unidos, Sinar Mars contratou recentemente uma auditoria para desmentir os resultados alcançados pelo Greenpeace, que provou que a companhia é responsável pela destruição de florestas além de operar fora da lei.
“Greenpeace aplaude Burger King por se tornar a primeira companhia a cancelar contratos com Sinar Mas desde que a auditoria foi divulgada”, disse Skar. Para o coordenador, se a companhia quer evitar que outros contratos sejam cancelados, ela deve mudar e parar de promover greenwash em suas operações.
 “Alguns detalhes do compromisso do Burger King ainda estão sendo confirmados, mas desde já damos boas vindas ao anúncio e pretendemos em breve trabalhar com o Burger King para termos certeza que os compromissos sejam implementados”, afirmou Skar.
 O Greenpeace tem repetidamente mostrado que Sinar Mas diz uma coisa mas faz outra. Como resultado, a rede de lanchonetes está se juntando a outras companhias como Nestlé, Kraft, Unilever, Carrefour, que também cancelaram negócios com Sinar Mas. Agora é hora de outras redes de fast food como Dunkin’ Donuts e Pizza Hut aderirem ao movimento. “Companhias comprometidas com os princípios da sustentabilidade não devem fazer negócios com destruidores de floretas como Sinar Mas”, disse Skar.